Programação | 2º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS's - 05 a 07 de novembro de 2014 - Brasília/DF
* Programação Prévia - Sujeita a alterações sem prévio aviso.

05 de novembro de 2014 (quarta-feira)
18h
Credenciamento

20h
Cerimônia de Abertura

21h30
Coquetel de Confraternização


06 de novembro de 2014 (quinta-feira)
09h

1º Painel: Responsabilidade dos Gestores
Este tema será tratado pelo ponto de vista dos órgãos de regulação e supervisão dos Regimes Próprios de Previdência Social, que poderão expor o seu posicionamento sobre qual é o estágio atual da supervisão dos regimes, como se desenvolvem os processos de educação, orientação e fiscalização das entidades e em quais aspectos a governança dos regimes devem pautar suas atuações.

BENEDITO ADALBERTO BRUNCA
Secretário de Políticas de Previdência Social/MPS
Ministério da Previdência Social

FRANCISCO SANTOS
Superintendente de Relações com Investidores Institucionais
Comissão de Valores Mobiliários
Francisco Santos é engenheiro, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com mestrado em administração de empresas pelo COPPEAD/UFRJ, incluindo intercâmbio no curso de MBA da Wharton School of the University of Pennsylvania. Trabalha na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) desde de 2005 e desde setembro de 2009 é Superintendente de Relações com Investidores Institucionais (SIN) da Instituição. A SIN, entre outras atribuições, é responsável por registrar e supervisionar os fundos de investimentos no Brasil, indústria que gere ativos em valor superior a US$ 1 trilhão. Previamente, o Sr. Santos atuou como financial controller e principal executivo financeiro da divisão de Household & Body Care da Sara Lee do Brasil, como especialista em preços e gerente de marketing de canais da Coca Cola, assim como consultor na Mckinsey & Company.

INÁCIO MAGALHÃES FILHO
Presidente
Tribunal de Contas do Distrito Federal - TCDF
O Conselheiro Inácio Magalhães tomou posse no cargo em 05 de maio de 2010 e, desde então, se dedica a garantir o perfeito funcionamento da máquina pública. Antes disso, foi Analista de Finanças e Controle Externo do TCDF e procurador do Ministério Público de Contas. É professor, especialista em Auditoria Governamental pela ESAF e Doutor em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, em Portugal.

12h30 Intervalo para Almoço - Incluso nas Inscrições
14h30
2º Painel: Políticas Previdenciárias
A partir dos temas do cotidiano que afetam e impactam os Regimes Próprios de Previdência Social e demais Entidades de Previdência num debate aberto, direto e dinâmico com os Conselheiros dos RPPS. Na perspectiva de governança das entidades três participantes dos processos de governança irão debater as políticas previdenciárias e sua importância para o equilíbrio, sustentabilidade e desenvolvimento das entidades de previdência. (Políticas: Atuarial, de Investimentos, de Governança, de Controles Internos e de Comunicação)

CLAUDIA MUINHOS RICALDONI
Presidente da ANAPAR
Graduada em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG; Diretora do Sindicato Eletricitários de Minas Gerais de 1982 a 2006; Conselheira da Fundação Forluminas de Seguridade Social - Forluz de 1993 a 1997; Diretora de Relacionamento com Participantes da Forluz de julho de 1997 a setembro de 2006; Diretoria de Seguridade da ANAPAR de 2004 a 2007; Secretária Geral da ANAPAR de 2007 a 2010 e desde 01 de junho de 2010, Presidente da entidade. Foi membro suplente do Conselho Nacional de Previdência Complementar - CNPC até maio de 2014.

ACYR XAVIER MOREIRA
Graduado em Engenharia Agronômica e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - MG; Gerente de Núcleo de Planejamento Estratégico da PREVI. Foi analista das Diretorias de Finanças e Agronegócios do Banco do Brasil. É membro da Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade da Abrapp.

MARCELO MORAES
Conselheiro Fiscal da Vale
Diretor Executivo da Capital Dynamics no Brasil e Presidente do Conselho Fiscal da Vale S/A. Tem 19 anos de experiência nos mercados de private equity e de bancos de investimento, tendo sido Sócio-Diretor do Grupo Stratus; Gerente de Investimentos da Bradespar S/A e Gerente nas áreas de Corporate Finance e de Mercado de Capitais no Banco Bozano, Simonsen. Marcelo é Bacharel em Economia pela FEA-UFRJ, tem Mestrado em Administração pela COPPEAD-UFRJ e Pós-graduação em Direito Societário e Arbitragem pela FGV-EASP.


07 de novembro de 2014 (sexta-feira)
09h
3º Painel: Educação Previdenciária
Trataremos com três importantes entidades que discutem o tema Educação para qualificar a sua importância e das possibilidades que o mesmo abre, abordando os seguintes pontos: Educação para a previdência, Comportamento e posicionamento previdenciário, Programas de Educação Previdenciária e Certificação de Entidades e Gestores.

EDEVALDO FERNANDES DA SILVA
Economista, Especialista em Banking, Finanças e Previdência, com Mestrado em Gestão de Planos e Fundos de Pensão. É professor de Graduação e Pós-graduação. Possui Certificação de Profissionais ANBIMA - CPA-20.

Diretor Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal - IPREV/DF, membro do CONAPREV e Vice-presidente do Conselho de Administração da ABIPEM.

Esteve:
Diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC; Fundador da Escola de Formação Previdenciária; Presidente do Conselho Fiscal Acesita 2006/2007; Superintendente do Instituto de Previdência do Município de São Paulo; Conselheiro das Entidades APEPREM e ABIPEM; Principal Gestor do Banco do Povo - São Paulo Confia; e Coordenador da Secretaria de Estudos Socioeconômicos do Sindicato dos Bancários de São Paulo.


MARCOS JACOBINA BORGES
Formado em Administração e Finanças pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e certificado pela ANBID CPA-20. Carreira de 35 anos desenvolvida em diversas funções executivas e diretivas no Mercado de Financeiro e de Capitais. Iniciada como analista de Investimentos em Corretora de Valores de primeira linha, ocupando posições posteriores em áreas de underwriting em Bancos de Investimento. Responsável por gestão de recursos em Fundo de Pensão ligado ao setor elétrico. Ocupou posição de Superintendente de Autorregulação dos mercados na ANBIMA (antiga ANBID). Estruturou processos de Certificação na AMBIMA (ex-ANBID), CPA-20 e CPA-10, pelos acordos estratégicos com o CFP (Certified Financial Planner) e pela fusão das certificações ANDIMA / ANBID. Desde 2009 coordena o programa de Certificação de Conselheiros do IBGC e Banco de Conselheiros.

VITOR PAULO CAMARGO GONÇALVES
É graduado em administração de empresas pela Universidade Mackenzie e possui pós-graduação em gestão empresarial pela FGV (RJ) e especialização em gestão de fundos de pensão pela Wharton School, na Philadelfia (EUA) e em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral (MG) e IBMEC (RJ). Ingressou no Banco do Brasil em 1976 e ocupou diversas posições na alta administração da Previ - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, dentre elas Gerente Executivo, Conselheiro Fiscal, Diretor Deliberativo, Diretor de Participações e Diretor de Planejamento. É Dirigente certificado pelo ICSS - Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social e Conselheiro certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Integrou o Conselho de Administração de empresas que atuam em diversos setores, dentre elas, a Vale S.A, a Paranapanema S.A, a Petroflex S.A. e a Kepler Weber S.A. Foi membro do Conselho Deliberativo da ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades Fechadas da Previdência Complementar de 2011 a 2013.

Atualmente é o Presidente do ICSS - Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social e membro independente do Conselho de Administração da Embraer.


12h30
Horizonte dos RPPS - Desafios e Perspectivas para a Previdência dos Servidores
Concluindo os trabalhos a Diretoria da ABIPEM abordará os aspectos presentes para os próximos anos e buscará consolidar, como pretende contribuir com os RPPS para o enfrentamento dos temas relevantes, tratando dos principais aspectos, afetações, impactos e expectativas dos itens. Proporá, também, a assinatura de convênios e apresentará os cursos que pretende realizar nos próximos meses que possibilitará o aprofundamento dos temas a serem tratados.

13h30
Cerimônia de Encerramento e Sorteio de Brindes dos Patrocinadores

14h Almoço de Encerramento - Incluso nas Inscrições

* Programação Prévia - Sujeita a alterações sem prévio aviso.

   

ABIPEM ©2013. Todos os direitos reservados.